Alterar cidade Button Menu

Pontos Turísticos

Parque Estadual de Vila Velha

Considerado o principal atrativo Natural de Ponta Grossa, esta Unidade de Conservação é composta por três principais elementos: Arenitos, que são formações rochosas que apresentam formas variadas, como: a taça, o camelo, entre outras; Furnas, que se caracterizam por grandes crateras com vegetação exuberante e água no seu interior (lençol subterrâneo) e Lagoa Dourada que possui este nome porque ao pôr do sol suas águas ficam douradas.

O Parque Estadual de Vila Velha, que durante os anos de 2002 e 2004 esteve em processo de revitalização, teve algumas de suas áreas recuperadas. Todos os passeios são feitos por trilhas e acompanhados de guias do próprio parque.

Tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado em 1966, abriga uma fauna variada: lobos-guará (já raros), jaguatiricas, quatis, gatos-do-mato, cachorros-do-mato, iraras, furão, catetos, veados, tatus, pica-paus, pombas, perdizes, tamanduás-bandeira e mirins, diversos tipos de aves, entre outros. A responsabilidade administrativa do parque é do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).

O acesso se dá pela rodovia BR 376 (Ponta Grossa -Curitiba), Km 28 a partir de Ponta Grossa, saída pela Av. Visconde de Mauá ( Oficinas) ou Av. Visconde de Taunay (Ronda).

Observação: * Transporte coletivo para o Parque Estadual de Vila Velha no Terminal de Oficinas pela LINHA VILA VELHA. Para acesso ao Terminal de Oficinas pode-se pegar a Linha T. Central/ Oficinas no Terminal Central.

Horário de Visitação: 8h às 17:30h, porém a bilheteria fecha às 15h30.
* Fechado às terças-feira para manutenção.

Entrada:
- Brasileiros:

R$ 18,00 (Furnas, Arenitos e Lagoa Dourada)
R$ 8,00 (Furnas e Lagoa Dourada)
R$ 10,00 (Arenitos)

- Estrangeiros:

R$ 25,00 (Furnas, Arenitos e Lagoa Dourada)
R$ 10,00 (Furnas e Lagoa Dourada)
R$ 15,00 (Arenitos)

- Estudantes com carteirinha e residentes com comprovante de luz/água/ título de eleitor pagam MEIA-ENTRADA.
- Pessoas acima de 60 anos, crianças até 6 anos e portadores de necessidades especiais são ISENTOS DE TAXA DE ENTRADA.

Lenda de Vila Velha

Furnas

As furnas, localizadas a 3 km dos Arenitos de Vila Velha, são crateras circulares de grande diâmetro que aparecem isoladas na vastidão dos campos. Também são conhecidas como "Caldeirões do Inferno". Em número de três, as paredes verticais atingem uma profundidade de mais de 100 metros e apresentam um volume de água que atinge, aproximadamente, a metade desta profundidade.

Em uma das furnas foi construído um elevador panorâmico que vence um desnível de 54 metros. O elevador dá acesso ao interior da furna, sob uma plataforma flutuante, localizada a três metros do nível da água. Uma escada dá acesso à plataforma que permite uma visão rara da formação rochosa.

Visitantes costumam comentar a sensação de harmonia e tranqüilidade proporcionada pelo panorama visto de dentro da furna: a proximidade com a água, o reflexo do sol em meio à vegetação e ao rochedo. A garoa formada pelas águas suavemente lançadas das rochas formam pequenos arco-íris e completam o exuberante cenário.

Lagoa Dourada

A Lagoa Dourada, localizada a apenas 15 minutos de Ponta Grossa, possui 320 metros de diâmetro e, no máximo, 3 metros de profundidade. O local tem um encanto especial, principalmente ao crepúsculo. As águas, refletidas pelo sol, tornam-se douradas. Ao redor da Lagoa, a vegetação é densa e de grande porte.

A Lagoa Dourada tem a mesma origem das Furnas. Há uma ligação subterrânea entre elas através de um lençol freático. O nível das águas é o mesmo das Furnas. No entanto, um desnível do solo a transfoma em crateras profundas. A Lagoa pode ser considerada uma furna senil. Com o grande assoreamento que recebe, segundo os espeleólogos, a Lagoa está em fase de extinção.

Alagados

Em 1940, com o represamento do Rio Pitangui, teve-se origem um grande lago artificial, popularmente conhecido como Alagados. A represa é responsável pelo abastecimento de água na cidade. Localizado a 20 km do centro da cidade, além de sua importância hídrica para a cidade, este local é uma alternativa de lazer, que oportuniza contato com a natureza, ao ser uma área de preservação ambiental. No Alagados é possível a prática de atividades como a pescaria, a natação, o remo e o Wind-surf. Encontra-se neste local, o Iate Clube de Ponta Grossa. A estrada de acesso é composta por espaços rurais que possibilita a contemplação de paisagens belíssimas. O acesso se dá pela rodovia Arichernes Gobbo (deve-se virar à esquerda, após passar o viaduto sobre o pátio da ALL, em direção ao núcleo habitacional Dal Col).Após percorridos 2 km , deve-se virar à direita, passando por baixo de um viaduto da linha férrea. Deve-se seguir em frente por mais 9 km e virar à esquerda numa bifurcação. Serão percorridos mais 4 km até a represa dos Alagados.

Horário de Visitação: das 8h às 18:30h.

Entrada: Mediante autorização do Iate Clube.

Telefone: (42) 3222-9960 (Iate Clube).

Iate Clube (escritório): Rua XV de Novembro, 512 – CEP: 84.020-010

Buraco do Padre

O nome do local está ligado à história dos Padres Jesuítas que lá meditavam. O Buraco do Padre é uma furna que apresenta em seu interior uma imponente cascata de 30m, formada pelo Rio Quebra Perna. Trata-se de uma espécie de anfiteatro subterrâneo. Para chegar ao seu interior, o visitante deverá andar por 1 Km. A trilha não apresenta muitas dificuldades, parte dessa caminhada é feita em um bosque. Localiza-se na Região de Itaiacoca e é uma Unidade de Conservação, não é permitido acampar neste recinto. No ano de 2005, passou a integrar o então criado Parque Nacional dos Campos Gerais.

O acesso ao local se dá pela Rodovia do Talco. A partir do Campus Uvaranas da UEPG deve-se percorrer 16 km e virar à direita numa estrada não pavimentada. Após 6 km deve-se virar à esquerda para o acesso ao Buraco do Padre.

Horário de Visitação: quarta-feira à domingo das 8hs às 18:30hs.
Entrada: Gratuita
Telefone: (42) 3220-2677 (ÁGUIA FLORESTAL)

Cachoeira da Mariquinha

A Cachoeira da Mariquinha é uma Unidade de Conservação localizada a aproximadamente 30 quilômetros do centro da cidade. No percurso de acesso, a trilha é ladeada por formações de arenito e capões de mata nativa. Aos pés da sua cascata de 30 metros de altura, forma-se um balneário de rara beleza. Um espaço para aqueles que buscam um contato harmonioso com a natureza, sendo um local ideal para acampamentos e caminhadas nas trilhas pela mata nativa da região.

O acesso ao local se dá pela Rodovia do Talco – PR 513. No Km 18.6, a partir do campus Uvaranas da UEPG, logo após o vilarejo do Passo do Pupo, deve-se virar à direita para uma estrada não pavimentada. Após percorrer 1,4 Km deve-se virar à direita em uma bifurcação e seguir pela mesma estrada por 12 Km até chegar ao atrativo.

Telefone: (42) 3243-6007 / 8813-9165 (Valdeci Clarindo)
Entrada: R$4,00 o dia e para acampar R$10,00
Horário: 8h às 20h

Canyon e Cachoeira do Rio São Jorge

Considerada uma Unidade de Conservação Municipal, possui grande beleza, com diversas quedas d’água que se deslizam pelas rochas formando-se cachoeiras, e em um determinado ponto localiza-se a cachoeira principal, com cerca de 30m de altura. O local possui também áreas de camping e paredões propícios à prática de rappel, para tal prática deve-se procurar por uma empresa especializada. Existem sanitários masculinos e femininos no local e uma lanchonete, além de área para camping não-delimitada e algumas trilhas.
Localizado a 15km do centro urbano. O acesso ao Cannyon do Rio São Jorge é feito pela Avenida Carlos Cavalcanti. Na frente do Campus da UEPG-Uvaranas, entra-se na primeira rua à esquerda. Na próxima rua dobra a direita. O acesso se dá pela rodovia Arichermes Carlos Gobbo (deve-se virar à esquerda, após passar o viaduto sobre o pátio da ALL, em direção ao núcleo habitacional Dal Col). Após percorridos 2 km, deve-se virar à direita, após o matadouro municipal, passando por baixo de um viaduto da linha férrea. Deve-se seguir em frente por mais 5Km e virar à esquerda, seguindo por mais 1 Km até à próxima bifurcação. Deve-se então virar à direita e percorrer mais 2 Km de terra batida até o rio São Jorge.

Telefone: (42) 3226-3731/ 9961-9894 (seu Lourenço) / 9934-1911 (André- filho seu Lourenço)
Entrada: R$ 6,00 o dia e para acampar R$ 15,00
Horário: das 8h às 20h
Capacidade: 100 barracas, 5 trailers
Infra-Estrutura: bicos de luz, 1 sanitário feminino e 1 sanitário masculino, chuveiro quente, tomadas 110 V e 220 V
Atividades: caminhadas, banho de cachoeira, rapel.

Capão da Onça

O Capão da Onça é um balneário natural com cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais, localizado na região de Itaiacoca a 15 quilômetros do centro da cidade. Considerado uma Unidade de Conservação Municipal, é um local agradável para lazer e contato com a natureza. O acesso ao local se dá pela Rodovia do Talco. A partir do Campus Uvaranas da UEPG deve-se percorrer 7,8 km. Deve-se então virar à direita e percorrer mais 1 km até o Capão da Onça.

Telefone: (42) 9105-0032 (seu Augusto) / 9115-3246
Entrada: R$5,00 adulto e crianças gratuito.
Horário: 10h às 20h

Recanto Botuquara

O Recanto Botuquara é uma área de lazer situada numa das mais belas regiões de Ponta Grossa. Oferece como possibilidade de atividades: piscinas naturais, toboágua, lago para pesca e pedalinhos, trilhas na mata nativa, campo de futebol de areia, churrasqueiras, além de camping e outras atrações. O acesso ao Recanto Botuquara é feito pela Avenida Carlos Cavalcanti. A partir do Campus Uvaranas da UEPG segue-se pela rodovia do talco. No km 16,2 deve-se virar à direita para uma estrada não pavimentada. Após percorrer mais 4,2 km seguindo as placas indicativas chega-se ao Recanto Botuquara que fica após o aterro sanitário.

Telefones: (42) 3025-2122 (Orlando, Luíza)
Entrada: Até 6 anos isento. Verificar valores com o proprietário.
Horário: 9h às 19:30h
E-mail: clinicavetanderson@yahoo.com.br
Site: www.recantobotuquara.com.br
Capacidade para Instalação: 60 barracas
Infra-Estrutura: bicos de luz, sanitários femininos e masculinos, chuveiro quente, tomadas 220 V, churrasqueiras.
Atividades: caminhadas, banho de cachoeira, 8 piscinas, 4 toboáguas, pedalinho, futebol, vôlei de areia, trampolim, playground, lanchonete.