Alterar cidade Button Menu


TOP CLIN CLÍNICA VETERINÁRIA

Por: Top Clin - Clínica Veterinária
Publicado em: 17/05/2013 Autor: Tudo Cidades


Galeria de Fotos

Gripe Canina 

Com a chegada do inverno, campanhas de vacinação estimulam a população a se prevenir contra a gripe. Mas muitos donos de animais de estimação se esquecem que tal cuidado deve ser estendido também aos pets.

Assim como os humanos, os animais também ficam mais suscetíveis às doenças respiratórias no inverno. A principal delas é a gripe canina, doença que causa tosse seca como se o animal estivesse engasgado e está associada a infecções virais e bacterianas.

Animais que frequentam hotéis, creches e banhos e tosa são mais suscetíveis a doença por estar em ambientes fechados com outros animais e, como a nossa gripe, a deles também é altamente contagiosa.   

É importante saber que toda gripe pode se tornar perigosa, principalmente em filhotes e animais idosos, assim a qualquer sinal de tosse, coriza, secreção nasal purulenta e perda de apetite recomenda-se levar o animal imediatamente ao veterinário.

A doença em si não é difícil de ser tratada, mas os procedimentos precisam ser rápidos para que o quadro não evolua para uma pneumonia, colocando em risco a vida do mascote. Às vezes é necessário o uso de antibióticos, precisando inclusive de tratamento ambulatorial. Vale destacar que a única forma de prevenção são as vacinas.

 

Algumas dicas da Top Clin

Durante o inverno a frequência dos passeios e caminhadas diárias as quais o bicho já está acostumado não deve se alterada, mas se possível fazê-las com eles agasalhados. Já os que apresentam gripe ou problemas respiratórios, não devem fazer passeios em dias mais frios.

No período onde as temperaturas são muito baixas é importante abrigar os animais do vento, chuva e frio. Se possível colocá-los em locais que não recebam vento de forma direta. Uma boa sugestão é colocar tapetes, cobertores ou edredons para isolar a friagem e manter o ambiente mais quente.

Algumas pessoas costumam vestir roupinhas nos seus animais, o que pode ajudar no frio, mas é importante ficar atento porque alguns gostam de usá-las já outros não se adaptam a estes itens e podem ficar irritados.

Nos meses mais frios a água do banho deve ser morna e as orelhas devem ser bem protegidas com algodão, é importante secar com o auxilio de secadores com a temperatura moderada ou toalhas, e sempre longe do vento. O ideal é levá-lo a um profissional.

Com esses cuidados, o seu grande amigo vai continuar saudável e feliz !

Fonte: Top Clin Clínica Veterinária

A Top Clin oferece a seus clientes serviços de qualidade, priorizando o bem estar animal. Realiza consultas, cirurgias, internamentos, pós operatório, banho e petshop. Possui equipe de médicos veterinários capacitados e autorizados pelo CRMV.


Artigo oferecido por:

Top Clin - Clínica Veterinária

Clínica Veterinárias Veterinários
Star rated

Rua Anita Garibaldi, 1067 - Órfãs - Ponta Grossa / PR - Cep: 84015-050

» Enviar e-mail


2017 - TudoCidades Imagem Site Seguro